Pesquisar este blog Amigos das Histórias

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Antigo Dia Internacional do Livro


 Miguel de Cervantes, escritor de Dom Quixote.

“Não há livro tão mau que não tenha algo de bom.”
Miguel de Cervantes

Você sabia que o brasileiro lê em média 1,3 livros por ano? Pode parecer pouco, mas os dados não mentem: a leitura está se tornando um hábito cada vez menos apreciado. E isso acontece porque os livros não se abrem sozinhos. Não basta presentear alguém com um livro e esperar que essa pessoa aprecie o hábito da leitura como um passe de mágica. É preciso criar mecanismos para que a pessoa tenha interesse em ler. E isso ocorre através de práticas como a contação de histórias, que alimentam a imaginação e a criatividade.

No dia 7 de outubro de 1926 começou-se a celebrar o Dia Internacional do Livro, em homenagem a Miguel de Cervantes, o escritor de Dom Quixote. Hoje em dia a data é comemorada no dia 23 de abril, mas a proximidade da antiga data é uma boa oportunidade para que nos lembremos da importância da leitura. Quantos livros você já leu este ano? Nunca é tarde para embarcar em uma nova leitura. Temos duas semanas até o dia 7 de outubro. Que tal ler um livro até lá?

Um abraço e até a próxima semana!

domingo, 16 de setembro de 2012

Hora de colocar a mão na massa!


Você tem algum projeto de incentivo à leitura, inscreva-se!

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
Monteiro Lobato

Olá! Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da leitura e da contação de histórias, e hoje iremos falar sobre colocar a mão na massa. Você tem vontade de fazer a diferença, mas não sabe como? É muito simples. Essa semana traremos duas oportunidades que poderão te dar a alavancada que você precisa.

A primeira é pra quem já tem um projeto de incentivo à leitura. É o prêmio Vivaleitura, que está com inscrições abertas até o dia 29 de setembro. Ainda dá tempo de mandar um projeto! As inscrições são gratuitas e o prêmio é dividido em três categorias: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; (3) Sociedade: ONGs, pessoas físicas, empresas, universidades/faculdades e instituições sociais. Serão escolhidos seis projetos em cada categoria, e os vencedores receberão um troféu e 30 mil reais cada um. Para mais informações, acesse o site http://www.premiovivaleitura.org.br/

A segunda oportunidade é para quem quer aprender ou melhorar a habilidade de contar histórias. Durante a Semana de Extensão Universitária da UnB será ministrada uma oficina de contação de histórias. O curso acontece no dia 22 de outubro, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas, mas corra, porque as vagas são limitadas! Para se inscrever, acesse:

http://www.semanauniversitaria.unb.br/index.php?view=details&id=94%3Acontacao-de-historias&option=com_eventlist&Itemid=13&fb_source=message

Por hoje é isso! Um abraço e até a próxima semana!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novidades da Associação


Esta é a Maristela, co-fundadora de nossa Associação e uma de nossas contadoras.

“O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler.”
Ziraldo

Esta semana estamos cheios de novidades. A primeira delas é o lançamento de nossa campanha no Facebook, onde apresentamos os principais integrantes de nosso projeto. Você já curtiu a página dos Amigos da História nessa rede social? É fácil, só digitar “Amigos das Histórias” na barra de procura no Facebook e clicar em “curtir” no topo direito da página. Assim, você receberá diariamente notícias e novidades e será informado sobre as atualizações aqui do blog, além de conhecer os integrantes dos Amigos das Histórias.

Outra novidade é que estaremos presentes na abertura do show do Geraldo Azevedo, no zoológico, em comemoração ao Dia das Crianças, com a peça teatral “Bonequinha de Pano”, de Ziraldo. A peça conta a história de uma bonequinha que foi esquecida no sótão da vó, e já emocionou adultos e crianças. Em breve traremos mais notícias sobre o evento, mas já libere a data em sua agenda para levar a criançada e toda a família!

Por enquanto é isso! Abraços e até a próxima semana!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia Distrital da Educação Infantil


Zilda Arns. [fonte: wikipedia]


“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Immanuel Kant

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e compreende o período entre zero e seis anos, onde são desenvolvidos os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais da criança. Para reiterar a importância da data, foi instituído o Dia Distrital da Educação Infantil, comemorado no dia 25 de agosto, em homenagem ao nascimento de Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança, falecida em 2010.

Por isso, no sábado, 25 de agosto, a Secretária de Educação promoveu uma manhã lúdica no Parque da Cidade, com o objetivo de promover o debate com a sociedade sobre a importância da Educação Infantil. Mais de cinco mil pessoas, entre adultos e crianças, compareceram ao evento, que também tinha como objetivos congregar os profissionais e militantes da educação infantil; ofertar uma manhã de arte, cultura e brincadeira para as crianças do DF; promover interações entre as escolas públicas, conveniadas e particulares; estreitar as relações com o ensino fundamental; unir responsabilidades de órgãos do estado e da sociedade civil em torno das políticas destinadas à primeira infância e propiciar um espaço de convivência da infância.

Nós dos Amigos das Histórias não poderíamos perder uma festa dessas e marcamos nossa presença contando histórias. Aliás, você já conhece o nosso trabalho? Se quiser conhecer um pouco mais sobre os Amigos das Histórias, ou se já nos conhece e gosta de nosso trabalho, venha para o nosso Sarau de Histórias, que acontecerá no dia 13 de setembro, no Taguaparque, às 19 horas. Esperamos você lá!

Um abraço e até a próxima semana!