Pesquisar este blog Amigos das Histórias

quinta-feira, 27 de novembro de 2014







Câmara faz homenagem ao Dia dos Contadores de História

Aumentar texto Diminuir texto
AgênciaCâmara/DA
Em seu dia internacional, contadores de história de todo o País vieram à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (20) pedir a valorização da atividade e a aprovação de um projeto de lei que cria a Semana Nacional dos Contadores de História (PL 4005/12). Em evento no auditório Nereu Ramos, também foram contadas histórias para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
O presidente da Associação Amigo das Histórias de Brasília, William Reis, ressaltou o papel dos contadores na preservação do hábito de ler. "As pessoas vão criando o hábito pela leitura. O contador de histórias é esse incentivador que dá o gosto da leitura às crianças, aos adultos e aos idosos", disse.
Organizadora do evento na Câmara, a deputada Erika Kokay (PT-DF) é autora do PL 4005/12, que tem como objetivo contribuir, sobretudo na rede pública de ensino, para a difusão de manifestações verbais, poéticas, literárias e musicais, que constituem o chamado "patrimônio cultural imaterial brasileiro".
A deputada disse que, além de propor a Semana do Contador de História, também defende o direito de aposentadoria a esses profissionais, “porque são fundamentais para a construção de um imaginário de nação que esse Brasil ainda não tem”.
Celebração
Desde 1991, 20 de novembro é comemorado como o Dia Internacional dos Contadores de História. A celebração começou na Suécia como forma de promover a narrativa oral.
Integrante do grupo "Línguas encantadas e encantantes" e supervisora cultural da prefeitura de São Paulo, Andrea de Sousa conta como essa arte milenar sobrevive nos tempos modernos e convive com a tecnologia e as redes sociais.
"A arte de contar é a mais antiga performance artística do ser humano. Tecnologia nenhuma vai tirar sua importância porque contar histórias resgata a nossa identidade cultural. Nenhuma vassourada do tempo vai tirar essa importância. A gente não é só flashback. Nós o somos o que todos precisam: ouvir o que foi dito para se repensar o hoje, contar o que já foi contado para se melhorar o hoje, ler o que alguém disse há muito tempo para pensar melhor o hoje", disse Andrea Sousa.






Contato:(61) 9844-4848 - William Reis

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONTADORES DE HISTÓRIAS - AMIGOS DAS HISTÓRIAS


Temporada de Leitura: Educação Infantil e Fundamental I

Segue até quarta-feira, dia 16, a da Temporada de Leitura para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Na programação, contação de histórias com o grupo Amigos das Histórias, Ventríloquo Sygmare Juninho, Feira do Troca-troca e aquisição de livros para o projeto Ciranda da Leitura. 
Afinal, como já dizia Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros.”