Pesquisar este blog Amigos das Histórias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lendas Natalinas no CCBB - Amigos das Histórias.


Contos especiais de natal gratuitos para toda família

Atividades como contadores de histórias, grupos de música e teatro e oficina de percussão farão parte do repertório.
O Centro Cultural Branco do Brasil - CCBB

 Brasília convida toda a família para a edição especial de natal no próximo sábado (12) e domingo (13), a partir das 10h. As atrações serão nos ritmos e das cores na edição de "Em Cantos e Contos especial de Natal". Contadores de histórias, grupos de música e teatro ocuparão o evento. 
Para incentivar a generosidade e a solidariedade tão presentes nessa época do ano, o CCBB estará arrecadando alimentos não perecíveis e livros para doação às instituições apoiadas pelo Programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo IPEAS-Brasil para atender ao combate à fome, ao sofrimento e ao desperdício. O ponto de arrecadação será no local do evento (entre as galerias 3 e 4), das 10h às 18h. Na semana de 14 a 18 de dezembro, o CCBB convida cinco instituições para uma Visita Mediada com o CCBB Educativo e para receberem os donativos.
Um cortejo musical comandado pelo grupo de percussão Patubatê pelos jardins do CCBB, às 10h, dá início ao festival. Maracatu, samba, frevo, baião, ijexá, côco, ciranda, carimbó e tantas outras levadas, são os ritmos que os visitantes vão conhecer se participarem da grande roda do Patubatê. Após o cortejo, o grupo vai ministrar uma oficina de percussão. Sábado, às 10h. Livre.
Causos populares, crônicas e histórias com a temática do Natal poderão ser vividas nas atividades "Em Cantos e Contos" e "Livro Vivo", onde as equipes do CCBB Educativo utilizam bonecos e músicas para ambientar o público nessa viagem. Sábado e domingo, às 11h e às 12h. Livre.
A contadora de histórias, Nyedja Gennari, apresenta "As minhas e as outras histórias" em que mostra esquetes de fábulas e de histórias por ela criadas e outras recontadas e adaptadas aos tempos atuais – tudo com figurino e cenografia inventados pela autora, que também tem trabalhado, nos últimos anos, com histórias para adultos. Sábado, às 14h. Livre.
Dando continuidade à maratona de contação, as equipes do CCBB Educativo de São Paulo e Belo Horizonte trazem seu repertório natalino para Brasília ouvir as histórias que paulistas e belorizontinos ouvem. Veja na programação. Sábado e domingo, às 15h. Livre.
O grupo de música popular As Juvelinas, chegam em cortejo anunciando uma brincadeira cheia de bonecos, danças tradicionais e histórias inspiradas no cerrado e no sertão. São as músicas que convidam as personagens para a roda: Siriema, o boi e a Cobra Verde-de-cipó. É o momento de ouvir a conversa dos Ipês e assistir ao duelo de espadas das Guerreiras do Reisado. Sábado, às 16h. Livre.
Para fechar o dia, que tal conhecer um pouco da história de Brasília por meio de um passeio pela arquitetura do prédio do centro cultural, em companhia da uma primeira-dama especial? Essa é a visita teatralizada oferecida pelo educativo: uma caminhada divertida com fantasia, adereços e bonecos.Sábado, às 17h. Livre.
Abrindo as atividades do domingo, a escritora Alessandra Roscoe, apresenta um pocket show de histórias e cantigas, com destaque para o enredo do último livro publicado "Dentro do escuro mora um segredo". Domingo, às 10h. Livre.

William Reis e Marcela Papa, da Associação Amigos das Histórias, apresentam as lendas natalinas que resgatam a proposta do convívio humanizado de forma inovadora e criativa. As quatro lendas narradas são também intercaladas com cantigas natalinas de forma divertida, com figurino, cenário e violão.Domingo, às 14h. Livre.

A Cia Os Buriti Teatro de Dança de Brasília apresenta o espetáculo "Lia de Manaká e sua histórias", interpretada pela atriz, escritora, diretora e ilustradora, Eliana Carneiro. Ambientado com as músicas memoráveis de Chiquinha Gonzaga, Eliana conta e interpreta no espetáculo contos orientais e ocidentais: “A ratinha Branca”, da França; “O Tocador de Tambor” e  “O Coelho e a Lua”, da Índia, “A Serpente de 7 cores”, autoria da própria Eliana.Domingo, às 16h. Livre.
Fechando o festival, a equipe do CCBB Educativo de Belo Horizonte traz a obra "Estação Bohemia: os bondes", que conta a história de três amigos que se encontram para contar histórias da cidade de Belo Horizonte, as quais permeiam a vida cotidiana de seus moradores. A vida boêmia, ruas e bondes da jovem capital mineira são as bases para músicas e causos contados pelo trio. Domingo, às 17h.
Solidariedade
Além de todo esse festival de histórias, teatro e música, o Em Cantos e Contos especial de Natal apoia o programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo IPEAS-Brasil que combate à fome e ao desperdício de alimentos. O objetivo é sensibilizar e educar as pessoas a tratarem os alimentos como um bem indispensável para milhões de pessoas que ainda passam fome, evitando o desperdício.
Por dia, o Alimenta Brasil recolhe uma média de uma tonelada de frutas, verduras e legumes, além de pães e produtos que alguns supermercados jogariam no lixo por não estarem nos padrões de comercialização nas gôndolas (amassados, por exemplo). Os alimentos são separados, pela qualidade e tipo e levados para um Centro de Processamento de Alimentos do IPEAS-Brasil – CPA. Depois são distribuídos para as instituições cadastradas. Aos sábados, e quando há excedente de doações, os alimentos são distribuídos em diversas comunidade carentes, escolhidas aleatoriamente. Saiba mais emwww.ipeasbrasil.org.br.
Programação Em Cantos e Contos especial de Natal
Sábado, 12 de dezembro
10h - Cortejo e oficina com Patubatê
11h - Em Cantos e Contos
12h - Livro Vivo
14h - Nyedja Gennari: "As Minhas e as outras histórias"
15h - CCBB Educativo Brasília convida São Paulo e Belo Horizonte
16h - As Juvelinas: "Histórias do Cerrado e do Sertão"
17h - Visita Teatralizada
Domingo, 13 de dezembro
10h - Alessandra Roscoe: "Dentro do escuro mora um segredo"
11h - Em Cantos e Contos
12h - Livro Vivo
14h - William Reis e Maristela Papa: "Belas Lendas Natalinas"
15h - CCBB Educativo Brasília convida São Paulo e Belo Horizonte
16h - Os Buriti: "Lia de Manaká e Suas Histórias"
17h - CCBB Educativo Belo Horizonte:  "Estação Bohemia de BH"

REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS CONTADAS 
Em Cantos e Contos - Sábado e domingo, às 11h
A arte de contar histórias está presente na aprogramação, renovando a tradição popular e se relacionando com  temas da exposição em cartaz. Abaixo algumas histórias relacionadas ao clima natalino.
A árvore e o lenhador
Numa pequena casa, um lenhador e sua família, na véspera de natal, recebem uma grande surpresa. Apesar do pouco que tinham, compartilham o espaço da sua casa com um menino desconhecido e passam a entender o verdadeiro espírito de natal.

A pequena vendedora de fósforo 
Era véspera de natal e havia uma criança pobre tentando vender caixas de fósforos em meio ao frio. Vencida pelo cansaço e sentindo muito frio, a menina vai ascendendo cada fósforo para se aquecer até que algo mágico e encantador aparece.
Desejos ridículos
Um velhinho e uma velhinha viviam em uma casa pequeninha e aconchegante na beira de um riacho. Na véspera de natal a velhinha viu passar uma estrela cadente e contou ao marido que eles teriam então direito a três pedidos. O velho achou que era tudo lorota. A partir daí armou-se a grande confusão.

Meias de Natal
Segundo a história, três garotas pobres passavam por necessidades e não tinham como arcar com seus dotes, exigidos na época quando se pretendia casar. São Nicolau, o Papai Noel, então percebeu a situação e, pela chaminé da casa, depositou moedas de ouro em cada uma das meias das meninas enquanto secavam na lareira.

Livro Vivo - Sábado e Domingo, às 12h
A atividade Livro Vivo convida a família em torno de histórias que se relacionam com as exposições, aproximando as crianças do mundo mágico das letras.
O livro da família
Pai, mãe, avó, tio. Como é sua família?

Direitos da primeira infância.

Governador do DF assina projeto de lei que prioriza crianças de até 6 anos

Em cerimônia no Palácio do Buriti, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou, na manhã desta segunda-feira (7), projeto de lei que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas a crianças de até 6 anos.
O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a propor uma legislação específica para a garantia integral dos direitos da primeira infância. Na Educação, por exemplo, algumas das prioridades da pasta serão o atendimento em creches e na pré-escola; na Saúde, o aleitamento materno, o pré-natal e a pediatria.
De acordo com o chefe do Executivo, é importante que os órgãos do governo unam-se em prol da população dessa faixa etária. “O projeto organiza e transforma em prioridade todas as políticas públicas voltadas à primeira infância para que a gente tenha os órgãos articulados.”
O secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, ressaltou que o PL prevê o interesse superior à criança, já que coloca em foco os direitos delas como fundamentais. “Ele reforça a prioridade da primeira infância no sentido de garantir que essas políticas sejam direcionadas aos meninos e às meninas do Distrito Federal.”
No evento, também estiveram presentes a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas; e os deputados distritais Luzia de Paula (Rede), Israel Batista (PV). A cerimônia também teve a participação de crianças de quatro escolas públicas das regionais de Ceilândia, do Cruzeiro, do Plano Piloto e do Riacho Fundo II, que levaram cartazes com reivindicações ao governador. O grupo de contadores de histórias Associação Amigos das Histórias fez uma apresentação.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015





       Caravana de histórias 2015
Chega á sua 5° edição com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e vem, enchendo a cidade de fantasia e simbolismo da oralidade com objetivo de resgatar a palavra narrada e a valorização da arte de ouvir e contar de maneira lúdica e diferenciada.
Participaram do projeto: Maristela Papa, Cristina leite, Neide Maria de Abreu e William Reis. A Caravana das Histórias Percorrerá pontos de leitura do projeto Mala do Livro, escolas publica, Parques, Torre de TV, Zoológico de Brasília e creches, perfazendo o total de 70 apresentações em 09 dias, levando a um variado público o encantamento da palavra narrada. Serão apresentados quatro espetáculos de histórias temáticas com cantigas e brincadeiras, os temas escolhidos pelos narradores são: Histórias de Sapos, Natureza, Africanas e as de Encantamento.

































































Contatos; (61) 9844-4848 - 8568-0643 Whatsapp William Reis

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015






Caravana de histórias 2015

Chega á sua 5° edição com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e vem, enchendo a cidade de fantasia e simbolismo da oralidade com objetivo de resgatar a palavra narrada e a valorização da arte de ouvir e contar de maneira lúdica e diferenciada.
Participarão do projeto as contadoras de histórias: Maristela Papa, Cristina leite, Neide Maria de Abreu e o contador de histórias William Reis. Caravana das Histórias Percorrerá pontos de leitura do projeto Mala do Livro, escolas publica, Parques, Torre de TV, Zoológico de Brasília e creches, perfazendo o total de 70 apresentações em 09 dias, levando a um variado público o encantamento da palavra narrada. Serão apresentados quatro espetáculos de histórias temáticas com cantigas e brincadeiras, os temas escolhidos pelos narradores são: Histórias de Sapos, Natureza, Africanas e as de Encantamento. 



Segue algumas das nossas apresentações:




05/12/2015 08h às 09h Taguaparque
05/12/2015 10h ás  11h Taguaparque

05/12/2015 15h às 16h Águas Claras
05/12/2015 17h ás 18h Águas Claras
06/12/2015 08h às 09h Águas Claras
06/12/2015 10h às 11h Águas Claras
06/12/2015 14h às 15h Zoológico de Brasília/ Palco/Borborletario
06/12/2015 16h às 17h Zoológico de Brasília/teatro
09/12/2015 09h às 10h Creche Renascer Quadra 06 conj 2 Lt 1/26 Estrutural
09/12/2015 15h às 16h Creche Renascer Quadra 06 conj 2 Lt 1/26 Estrutural
11/12/2015 15h às 16h Creche CEPI-Angelins CL/118 Conj J Lt S/Nº
STª Maria Norte
12/12/2015 08h às 09h Torre de TV
12/12/2015 10h às 11h Torre de TV
12/12/2015 15h ás 16h Zoológico de Brasília
12/12/2015 17h ás 18h Zoológico de Brasília





O5/12/2015 09h às 10h Taguaparque
O5/12/2015 14h às 15h Parque Águas Claras
05/12/2015 16h às 17h Parque Águas Claras
06/12/2015 09 às 10h Parque Águas Claras
06/12/2015 10h ás 11h Zoológico de Brasília/Teatro
06/12/2015 15h às 16h Zoológico de Brasília/Teatro
08/12/2015 10h às 11h Creche Cantinho do Girassol QNM 30 Modulo B e C Ceilândia Norte

09/12/2015 08 às 09h   Creche Cantinho do Girassol QNM 30 Modulo B e C
 Ceilândia Norte
10/12/2015 08 às 09h Creche Renascer Quadra 517 AE 1 Samambaia Sul
10/12/2015 10h às 11h Creche Renascer Quadra 517 AE 1 Samambaia Sul
11/12/2015 08h às 09h Creche Beija Flor QNB 15 AE 4 Sandu norte Taguatinga
11/12/2015 16h ás 17h Creche Beija Flor QNB 15 AE 4 Sandu norte Taguatinga
12/12/2015 09h às 10h Torre de TV
12/12/2015 14h ás 15h Zoológico de Brasília
2/12/2015       16h ás 17h Zoológico de Brasília




DATA HORÁRIO LOCAL
O5/12/2015 08h ás 09h Parque Águas Claras
O5/12/2015 10h ás 11h Parque Águas Claras
05/12/2015 15h ás 16h Taguaparque
05/12/2015 17h ás 18h Taguaparque
06/12/2015 09h ás 10h Aniversário Zoológico de Brasília. Parque/Lanchonete próximo a Adm
06/12/2015 14h ás 15h Parque Águas Claras
06/12/2015 16h ás 17h Parque Águas Claras
10/12/2015 11h:20min ás 12h:20min Escola Classe 04 do Núcleo  Bandeirante
10/12/2015 13h:30min ás 14h:30min Escola Classe 04 do Núcleo  Bandeirante
10/12/2015 09h ás 10h Caic do Núcleo Bandeirante
10/12/2015 16h ás 17h Caic do Núcleo Bandeirante
12/12/2015 08h ás 09h Zoológico de Brasília
12/12/2015 10h ás 11h Zoológico de Brasília
12/12/2015 14h ás 15h Torre de TV
12/12/2015 16h ás 17h Torre de TV
13/12/2015 10h ás 11h Mala do Livro Centro Olímpico Sobradinho II




O5/12/2015 09h ás 10h Parque Águas Claras
O5/12/2015 14h ás 15h Taguaparque
05/12/2015 16h ás 17h Taguaparque
06/12/2015 08h ás 09h Aniversário Zoológico de Brasília. Próximo/Tigre
06/12/2015 10h ás 11h Aniversário Zoológico de Brasília. Próximo/Tigre
06/12/2015 15h ás 16h Parque Águas Claras
06/12/2015 17h ás 18h Parque Águas Claras
07/12/2015 10h ás 11h Escola Classe 03 Núcleo bandeirante
07/12/2015 13h ás 14h Escola Classe 03 Núcleo bandeirante
07/12/2015 08h ás 09h Escola Ruralzinho do Núcleo Bandeirante
07/12/2015 16h ás 17h Escola Ruralzinho do Núcleo Bandeirante
12/12/2015 09h ás 10h Zoológico de Brasília
12/12/2015 15h ás 16h Zoológico de Brasília
13/12/2015 09h ás 10 Mala do Livro Centro Olímpico Sobradinho II




 (61) 9844-4848 - 8568-0643 Whatsapp William Reis                                                                             Email: amigosdashistorias@gmail.com   amigosdashistorias.blogspot.com/