Pesquisar este blog Amigos das Histórias

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os Contadores de Histórias do Brasil sendo homenageados na Câmara Federal uma iniciativa da Associação Amigos das Histórias.

SÃO LUÍS – Em seu dia internacional, contadores de história de todo o Brasil foram à Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (20), pedir a valorização da atividade e a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 4.005/12 que cria a "Semana Nacional dos Contadores de História". Em evento no auditório Nereu Ramos, também, foram contadas histórias para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Desde 1991, 20 de novembro é comemorado como o "Dia Internacional dos Contadores de História". A celebração começou na Suécia como forma de promover a narrativa oral.
O presidente da Associação Amigo das Histórias de Brasília, William Reis, ressaltou o papel dos contadores na preservação do hábito de ler. "As pessoas vão criando o hábito pela leitura. O contador de histórias é esse incentivador que dá o gosto da leitura às crianças, aos adultos e aos idosos", disse.
Integrante do grupo "Línguas encantadas e encantantes" e supervisora cultural da prefeitura de São Paulo, Andrea de Sousa conta como essa arte milenar sobrevive nos tempos modernos e convive com a tecnologia e as redes sociais. "A arte de contar é a mais antiga performance artística do ser humano. Tecnologia nenhuma vai tirar sua importância porque contar histórias resgata a nossa identidade cultural. Nenhuma vassourada do tempo vai tirar essa importância. A gente não é só flashback. Nós o somos o que todos precisam: ouvir o que foi dito para se repensar o hoje, contar o que já foi contado para se melhorar o hoje, ler o que alguém disse há muito tempo para pensar melhor o hoje", disse Andrea Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário