Pesquisar este blog Amigos das Histórias

domingo, 17 de junho de 2012

Nada melhor que uma boa leitura!


“Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.”

“Viajar pela Leitura”, Clarice Pacheco.


Só quem gosta de ler conhece a aventura que a poeta Clarice Pacheco se refere em seu poeminha “Viajar pela Leitura”. Mas além de dar asas à imaginação, os benefícios da leitura são inúmeros: ela desenvolve a linguagem, melhora a escrita, aprimora capacidades cognitivas, auxilia na expressão e compreensão dos sentimentos, desenvolve a reflexão e a crítica, estimula a criatividade, ufa! São tantos benefícios que seria impossível elencar todos aqui.

A boa notícia é que o hábito da leitura pode ser cultivado. Sandroni e Machado, no livro “A criança e o livro: guia prático de estímulo a leitura”, afirmam que “o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente, é preciso ajudar a criança a descobrir o que eles lhe podem oferecer”. Mas como criar esse hábito nas crianças? Aqui vão algumas dicas:


  • Não trate a leitura como obrigação – Ninguém gosta de ser obrigado a fazer nada. Se você obrigar a criança a ler, ela irá associar a leitura a algo ruim e não conseguirá encontrar prazer neste hábito.
  • Conte histórias – A contação de histórias é essencial para desenvolver o gosto pela leitura. Seja em casa, na escola ou com o auxílio de algum grupo, como os Amigos das Histórias, a contação de histórias estimula a criatividade das crianças e provoca sua curiosidade.
  • Dê o exemplo – Crianças seguem os exemplos dos mais velhos. Se a criança vir os pais com livros nas mãos, isso irá despertar seu interesse. Da mesma forma, sempre deixe livros acessíveis, na escola e em casa.

E você, tem alguma dica para desenvolver o hábito da leitura nas crianças?

Até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário