Pesquisar este blog Amigos das Histórias

domingo, 10 de junho de 2012

Sarau de Histórias e Histórias na Feira.



Centro Cultural do Taguaparque onde ocorre os nosso Sarau de Histórias mensalmente.

“Quanto candango houvesse, havia de barraco,
Mais barraco brotava e mais candango havia!
Barraco e mais barraco e mais barraco e rua...
E rua atrás de rua e surge Taguatinga!”
Poema, Antônio Garcia Muralha


“Poema”, de Antônio Garcia Muralha, narra a criação de Taguatinga, que fez aniversário essa semana. São 54 anos de lutas e conquistas dessa cidade que tem história até no nome. É que ninguém sabe ao certo de onde surgiu “Taguatinga”. Todos sabem que “tinga” significa branco em tupi, mas “ta’wa” pode significar “ave” ou “terra”. Dessa forma, a cidade poderia ser chamada de “terra branca” ou “ave branca”, ambos elementos muito comuns na região.

Para comemorar essa data tão especial, nós dos Amigos das Histórias preparamos um presente para Taguatinga. Falamos com a administração e conseguimos autorização para realizar um Sarau de Histórias no Taguaparque. Uma vez por mês, teremos um encontro onde qualquer um poderá contar a sua história. Será um momento para troca de experiências e vivências. Fiquem atentos, o nosso próximo Sarau de Histórias ocorre dia 21 de Junho, fique de olho na nossa agenda para saberem quando serão os próximos!

Além disso, o William e a Maristella, nossos contadores, estarão em todo o segundo domingo do mês na feira da Praça do Bicalho, no Posto Policial, como convidados do projeto Histórias na Feira, um espaço de histórias e música que oferece livros para que as pessoas se encantem com o prazer da leitura. O evento é gratuito.

Bem, é isso! Esperamos vocês lá! Um abraço e até a próxima semana!

Um comentário:

  1. A denominação Taguatinga adveio de uma fazenda de mesmo nome, localizada na região hoje ocupada pela cidade de Taguatinga. Em um primeiro momento, o termo “Tauá + Tinga”, do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para Ave Branca, o que justifica o fato de nomes de instituições e empresas referência à “Ave Branca”. Posteriormente, tese lingüística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga de “Ta’Wa’Tiga”, significa “barro branco”, ocorrência geológica que se verifica na região, e que “Ave Branca” vem de “Uirá-Tiga”.

    ResponderExcluir